segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

As viagens são mais rápidas quando nos estamos a divertir.

Há uma nova tarefa para o professor, além do ensino dos conteúdos disciplinares é preciso que se preocupe em ser também o professor do prazer e da alegria.”- Rubem Alves, A Alegria de ensinar.


Um comboio, a vapor, andava tão devagar, tão devagar que os passageiros saíam das carruagens e iam a pé, curiosamente, deslocando-se mais rápido que o próprio comboio! Até que… o som saído de uma corda de violino, de um passageiro, provoca um solavanco no comboio… Outra nota musical, outro solavanco, e mais outra e outro… e inicia-se a harmonia de sons e notas que, aos poucos, vai ganhando adeptos que, batendo palmas, cantando, rindo e dançando dão alegria às carruagens…
O comboio ganha velocidade… e chega mesmo a levantar voo! Sem que os passageiros, disso, se apercebam! E, curiosamente, nesse dia, chega, ao seu destino, à mesma hora de todos os outros dias…  


Cabe-nos a nós, professores, tocar as notas da alegria de aprender e, entre solavancos, só iniciais, tornemos a viagem dos nossos alunos alegre, divertida, interessante, entusiástica , criativa e …lhes pareça mais rápida.

3 comentários:

  1. Muitos parabéns!! Afinal desta vez é que foi! Desejo uma boa aventura "Blogueira". Se for preciso assintência técnica estou por cá ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim, sim! Vai ser preciso, mesmo, muita assistência técnica! Não é difícil, mas demorou até dizer chega! Foi bom para uma noite de insónia! Obrigada, foste o meu empurrão nesta blogomania.

    ResponderEliminar
  3. A Alegria e o prazer em ensinar, é o que se vê na Professora Inês... e isso é maravilhoso e raro. Mas com este tipo de ensino os alunos bons serão melhores e os menos bons serão bons certamente.

    ResponderEliminar