sábado, 15 de janeiro de 2011

Gestão do Comportamento e Disciplina Positiva

          Saída ao meio próximo, com a turma,  é uma actividade cansativa, não só fisicamente, dependendo da distância e do relevo do trajecto,  mas também pela alteração comportamental, dos alunos,  exigindo adaptações na gestão desta.
          A gestão de comportamentos é um aspecto vital para a vida social da turma. Hoje, antes de iniciar a actividade, "Cantar as Janeiras" teria sido uma boa estratégia rever as expectativas comportamentais para a actividade.
          Nesta, difícil tarefa de gerir a disciplina e os comportamentos no sentido de sãs relações interpessoais entre professor e aluno, este necessita de um professor que seja um bom modelo a nível comportamental, que seja firme, justo e que de forma clara oriente a turma, dentro e fora da sala de aula.

         
          Da leitura do livro: "Como Ensinar Todos os Alunos na Sala de Aula Inclusiva" - (Sandra F. Rief e Julie A. Heimburge), sugere-se algumas estratégias comportamentais positivas de modo a melhorar a qualidade da gestão da sala de aula:
          ...
• Elogiar e fazer o retorno positivo, específico e ilustrativo junto de alunos que correspondem às expectativas. "-Gosto da forma como o (aluno X) se mantém na fila! Bom trabalho!"; "- Vejo como o (aluno X) tem o seu livro aberto na página correcta e o material pronto a ser utilizado. O (aluno X) está pronto a trabalhar!"
• Usar tácticas preventivas (antecipar problemas e evitá-los recorrendo a uma cuidadosa planificação).
• Proporcionar pausas frequentes nas actividades e oportunidades para os alunos se movimentarem.
• Adiar as instruções até que tudo esteja calmo e os alunos estejam concentrados.
• Logo que entram na sala, orientar os alunos para as actividades rotineiras de iniciação ao trabalho.
• Recorrer ao controlo de proximidade, circular por entre os alunos ou posicionar-se junto ao aluno cujo comportamento é adequado ou que está prestes a sê-lo.
• Tentar ignorar comportamentos ligeiramente inadequados.
• Mudar os alunos de lugar (mais próximos do centro de instrução, longe das distracções.
• Retirar aos alunos artigos/objectos que causem distracção.
• Proporcionar atendimento individualizado aos alunos.
• Tentar mostrar o máximo de empatia e de compreensão.
• Estabelecer contacto com o olhar ou gestos/sinais não verbais de forma a avisar e reorientar (sem ter de atrair a atenção negativa sobre esse aluno frente aos seus pares).
• Discutir individualmente as situações num tom de voz calmo e suave.
• Recorrer ao humor para fazer diminuir a intensidade de situações problemáticas.
• Evitar sermões, censuras e críticas permanentes.
• Apresentar opções de actividades, destinadas a alunos que completam os trabalho antes do tempo previsto, a fim de provocar problemas provocados pelo tédio.
• Assegurar que o trabalho independente é de desenvolvimento adequado às possibilidades de o aluno o realizar com sucesso.
• Preparar aulas envolventes e motivadoras e se os alunos compreendem a sua relevância.
• ...
         Um sistema usado para organizar, gerir e avaliar de forma cooperada, o trabalho, o tempo, os conteúdos e a vida social da turma, pressupõe a criação e dinamização de momentos de partilha de responsabilidades numa participação democrática. O MEM tem uma "instituição" com estas funções, Conselho de Cooperação (Assembleia de Turma). http://www.movimentoescolamoderna.pt/
          Aconselho a experiência.

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