segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

«Ler, Contar e Mostrar»

“A educação é sempre uma “aventura” colectiva de partilha: de afectos e sensibilidades, de conhecimentos e saberes, de expectativas e experiências, de atitudes e valores, de sentidos de vida…”*
Todas as 2ªfeiras, após o Plano Semanal, o tempo é dos alunos.
 


A actividade com o nome: “Ler, Contar e Mostrar” é um tempo incluído no Plano Semanal no âmbito das rotinas de trabalho estabelecidas no início do ano. Neste tempo, os alunos apresentam trabalhos realizados por iniciativa própria, após inscrição, junto ao responsável por essa tarefa que tem de fazer um pequeno inquérito, ao apresentador, para classificar o tipo de produção a ser apresentada. Após a inscrição têm a palavra, seguindo a ordem de chamada do responsável que informa a turma da tipologia da produção.

A apresentação de produções é um momento de comunicação oral, de partilha de informação, novos conhecimentos e regulação das regras sociais da comunicação: saber ouvir, pedir a palavra, não interromper e respeitar as opiniões dos colegas.
      Nos momentos de trocas de experiências e saberes, o envolvimento afectivo de partilha é necessário para que os alunos possam expor, aos colegas e professora, os seus sucessos e insucessos e suportem a exposição pública e análise dos colegas.


*“A Escola com que sempre sonhei” – Rubem Alves (Trabalho cooperativo e mudança de atitudes profissionais na escola 1º Ciclo de Ensino Básico)

1 comentário: