quinta-feira, 10 de março de 2011

Trabalho de Projecto


O nosso primeiro trabalho de projecto

Seres Vivos - Animais
 2ºano
           É importante que os alunos vão entendendo que para além da forma mais conhecida de conhecer os conteúdos do programa, que é a aula da professora, existem outras: O TRABALHO DE PROJECTO.
          Desta maneira, os alunos aprendem o programa de forma mais sólida, porque o aprendem a partir de experiências próprias. Mas, além disto, trabalham e desenvolvem outras capacidades, tais como: pesquisar; relacionar e organizar informações, realizar actividades individuais e em cooperação com outros, mobilizar saberes para compreender situações...
                                                  Como se organiza um trabalho de projecto
Planificação:
- objectivos do trabalho - conhecer os seres vivos (animais)
- sequência das tarefas e sua distribuiçãop pelos elementos do grupo - 4 grupos
- locais de pesquisa - biblioteca de turma; internet; livros pessoais
- materiais a utilizar para registo - portáctil magalhães
- tempo previsto para a realização do trabalho - um mês
- produto previsto: álbum, exposição documental, apresentação oral, etc.
- data da apresentação 
- critérios de avaliação

Desenvolvimento:
          É essencial ter documentação onde os alunos encontrem aquilo que desejam saber: livros de estudo do meio, enciclopédias, fotocópias sobre o tema, acesso fácil à internet.
          O papel do professor é orientar os grupos na pesquisa nas várias fontes.
          Essencialmente, é observar, orientar e aconselhar.
          As famílias também podem ajudar na pesquisa de documentação.

Apresentação:
          Uma vez terminada a pesquisa é importante o registo com vista ao produto final a ser apresentado à turma.
          Neste trabalho, os alunos optaram pelo registo no portátil, Magalhães, e apresentação à turma através do Quadro Interactivo, uma vez que incluem várias imagens ilustrativas dos conteúdos pesquisados.
          No dia da apresentação a turma pronuncia-se sobre a produção do grupo em função da originalidade, a clareza da exposição, a riqueza da informação, etc. Por sua vez o grupo faz também uma apreciação ao seu próprio trabalho no que diz respeito à organização adoptada e à participação e contributo de cada um dos elementos.

          Depois da apresentação o professor faz uma síntese sistematizando os conhecimentos adquiridos.        Aproveita para fazer uma apreciação ao trabalho dos diferentes grupos, tanto na apresentação como à dinâmica adoptada durante o desenvolvimento do projecto, com vista a aperfeiçoar próximos trabalhos.

          O vídeo que se segue é demonstrativo da fase do desenvolvimento do projecto, incluindo a pesquisa e registo da informação.



Sem comentários:

Enviar um comentário