
Ensinar a ler…
Motivar para a leitura é algo em que acredito. Nenhuma estratégia terá o resultado desejado se não houver crença no seu valor. Ora, a leitura é como o amor. Assim sendo, teremos de estar apaixonados. Sou uma apaixonada pela leitura.
“A experiência da leitura não se aprende, mas atinge-se pela emoção, por contágio e pela prática.”
Há dias recebi um mail de uma ex-aluna, presentemente no 6º ano, e apaixonada pela literatura e leitura. A certa altura dizia ela acerca da nossa paixão comum: “Ainda me lembro da forma como a professora fechava um livro quando chegava ao fim!...”

Ler é um ato livre e um leitor forma-se lendo.
É preciso…
…sensibilizar toda a comunidade educativa para as práticas da leitura.
…cativar primeiro os pais para motivar depois os filhos, deixando para trás a ideia de que a leitura é um assunto da escola. É da escola, mas não só da escola.
…tirar partido do gosto de ouvir e contar histórias, cabendo a cada um de nós, sermos verdadeiros leitores e motivar de forma consciente.
Leitura integral de obras/leitura de excertos do manual?
O manual escolar não contribuiu para que as crianças entendam a leitura como uma experiência cultural e estética nem para o fomento de hábitos de leitura, uma vez que lhes permite aprender a ler sem livros.
A leitura parcial do texto pode permitir a escrita de textos motivados pelas perguntas de expectativa estimulando a curiosidade e o interesse do leitor.
Assim, quando no manual apareceu um excerto do livro, “Desculpa… por acaso és uma bruxa”, este suscitou inúmeras questões apoiadas numa curiosidade imaginativa nos alunos e… surgem as predições sobre a narrativa, criando o desejo de ouvir ler o livro confirmando todas as antecipações.
E foi assim…Formar LeitoresA leitura quotidiana de textos literários na sala de aula é uma das medidas mais mediáticas propostas no Plano Nacional de Leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário