segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Plano Individual de Trabalho

No nosso horário semanal, chama uma atenção especial, aos alunos, um tempo destinado ao PIT que tem a duração de uma hora à segunda e quinta-feira.

O PIT é um roteiro que guia o trabalho, que o aluno escolheu executar, ao longo da semana, realizando-o na sala de aula ou em casa.

No início da semana, cada aluno escolhe livremente e assinala, no seu Plano, os trabalhos que pensa realizar durante a semana.
O PIT é um instrumento que permite aos alunos organizarem, apoiarem e regularem o seu trabalho escolar, reforçando uma pedagogia que faz, dos alunos, sujeitos das suas aprendizagens e assume a cooperação como factor de aprendizagem.
Aprende-se a estudar, a ser autónomo e cooperante num clima de afectividade que opõe a cooperação à competição.
No final da semana, numa comunicação à turma e apresentação do trabalho desenvolvido, cada aluno faz a auto e hetero-avaliação. Assim, contribui-se para que os alunos se tornem mais responsáveis, mais autónomos e mais conscientes do que já conseguem fazer e mais responsáveis pelo que ainda lhes falta fazer. Este balanço permite que, progressivamente, cada um vá adequando a quantidade, a qualidade e a dificuldade do trabalho que se propõe realizar ao tempo que dispõe. Nesta avaliação os alunos esperam ansiosos a avaliação e sugestões da professora. Este feedback é muito importante para a criança.
Para introduzir nas práticas educativas um tempo para a realização do PIT é necessário seleccionar, organizar e elaborar materiais de apoio (ficheiros de Matemática, de Língua Portuguesa auto correctivos… e uma Biblioteca de Turma diversificada.
É um trabalho que exige tempo de adaptação até atingir os reais objectivos a que se propõe. Por vezes as dificuldades surgem e terá que haver capacidade de se estar atenta e adaptar à medida das dificuldades e ao ritmo de progressão no trabalho, fazendo opções.
Alguns problemas:
·         Falta de materiais de apoio;
·         Barulho;
·         Copiarem uns pelos outros;
·         Falta de autonomia e copiarem pelas soluções dos ficheiros auto correctivos ou desistirem pedindo ajuda à professora;
·         Acumulação de pit’s para avaliação, principalmente nas turmas numerosas;

       Na turma da Inês, o PIT está a ser realizado ainda numa fase de reajustamento ao tempo. É capaz de estar a ser demasiado, um mês, para a realização dos trabalhos propostos mas, estamos TODOS a adaptarmo-nos à melhor maneira de gerir o tempo, principalmente, na fase da auto e hetero-avaliação e do feedback que 23 alunos esperam da professora.
                                              Maria Inês Conceição

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Adivinha quanto gosto de ti

Já pensei dar-te uma flor, com um bilhete, mas nem sei o que escrever.
Sinto as pernas a tremer, quando sorris pra mim, quando deixo de te ver.
Vem jogar comigo um jogo, eu por ti e tu por mim.
Fecha os olhos e adivinha, quanto é que eu gosto de ti.
(Refrão)
Gosto de ti, desde aqui até à lua.
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto.
E é tão bom viver assim.
Ando a ver se me decido, como te vou dizer, como hei-de te contar.
Até já fiz um avião, com um papel azul, mas voou da minha mão.
Vem jogar comigo um jogo, eu por ti e tu por mim.
Fecha os olhos e adivinha, quanto é que eu gosto de ti.
(Refrão)
Gosto de ti, desde aqui até à lua.
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto.
E é tão bom viver assim.
Quantas vezes eu parei à tua porta.
Quantas vezes nem olhaste para mim.
Quantas vezes eu pedi que adivinhasses.
Quanto é que eu gosto de ti.
(Refrão)
Gosto de ti, desde aqui até à lua.
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto.
E é tão bom viver assim.

SEMANA DOS AFECTOS

Adivinha o quanto gosto de ti...